É uma segunda-feira… E de outubro de 2021
- Juliana dos Santos

- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
O final de ano ia chegando e eu sempre dizia a seguinte frase: Hoje é segunda-feira, mas de outubro! E já sabíamos que, para quem está na educação, é um momento de cansaço e que exige muito de nós.
Rematrículas, matrículas, vestibulares das Instituições de Ensino Superior, proximidade com o ENEM, mudanças nas Instituições, reta final para conclusão do ano. Enfim, um momento repleto de particularidades para gestores, corpo técnico, professores e todos os participantes da comunidade escolar e acadêmica.
Contudo, este ano as circunstâncias se avolumaram.
Estamos na primeira segunda-feira de outubro de 2021. Dois anos letivos em pandemia: fecha escola, abre escola, forma professores, apoia a equipe, acolhe alunos e família. Respira. Estuda ferramentas, pesquisa objetos educacionais imersivos, revê metas e planejamentos. Respira. Recebe direcionamento da alta gestão, discute procedimentos com coordenadores, anda lado a lado com os professores, dá a mão aos alunos. Respira. Lê, discute, analisa, reflete, planeja, questiona, repensa.
Respira.
Os dias nas instituições de ensino têm sido intensos e, para todos, muito cansativo, quiçá exaustivos, requerendo: pesquisa… e afeto, estudo… e ternura, planejamento… e audição, debates… e equilíbrio, projetos… e ponderação, estratégia… e um olhar humano para as pessoas que fazem a educação acontecer.
Seja em qualquer função e com qualquer atribuição, chegamos aqui porque conseguimos unir forças, colaborar com pessoas do convívio cotidiano ou que nem conhecíamos, reconhecer que as mudanças nos desestabilizam, entender que a engrenagem depende mesmo de cada pecinha e que só assim avançamos.
É uma segunda-feira, de outubro e de 2021. É preciso respirar. É preciso tomar fôlego. É preciso agradecer por cada pessoa, cada momento, cada desafio, cada conquista, cada aprendizagem. É preciso pensar no futuro, tendo a certeza de que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”.







Lindo texto, Juliana! De fato, só quem está na educação sabe de toda esta intensidade! Estamos respirando fundo a cada instante e mirando em dias melhores para nós! RESPIRA!