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É preciso pensar em Projeto de Vida para Professores

Estamos em franca discussão a respeito da implantação de programas de Projeto de Vida para os estudantes da educação Básica. Mas, arrisco a dizer, que é preciso articular esses programas, também, para os estudantes de licenciaturas e para os professores.


Segundo o Censo do Ensino Superior de 2019, o curso de Pedagogia tem o maior número de ingressantes na área de educação, correspondendo a 48,3% das matrículas. Porém, analisando a mesma área, há 35,2 ingressantes e apenas 12,1 concluintes para os cursos. Ou seja, os estudantes apresentam dificuldades de permanecer em suas escolhas.


É claro que vários motivos levam à desistência, tais como: baixos salários, falta de reconhecimento social, violência, falta de apoio da família. Por isso é preciso entender como são feitas as escolhas, apoiar no processo de formação para gerar profissionais engajados com sua carreira e com a transformação social.

Araújo (2020), citando a pesquisa desenvolvida por Pinheiro (2019) com profissionais da educação, informa que “todos os educadores participantes apontam o trabalho como aspecto importante da vida, mas apenas uma pequena parcela enxerga a educação como algo central”.


Parece, então, que o trabalho com a educação não traz satisfação, qualidade de vida, desejos de ascensão. Trabalhar é importante, mas não necessariamente na educação.


Atrair jovens para a carreira de licenciatura é um problema complexo. Contudo, os que, de alguma forma, ingressam nessa jornada precisam de novos modelos e experiências de aprendizagem. Além disso, precisam entender que há possibilidades de crescimento na carreira nas redes de ensino e fora delas.


Outro ponto que deve tomar a atenção é a construção de programas de formação de professores que valorizam o profissional e visam ao crescimento deles.


Trabalhar autoconhecimento, projeto de vida, competências, saberes pedagógicos deve conter a pauta de qualquer equipe de gestão para reconfigurar a condição do profissional-professor.


A discussão para retenção de alunos na educação básica é imprescindível e, principalmente, o trabalho para desenvolvimento de projeto de vida. Contudo, há uma urgência paralela que é o trabalho com o docente que precisa ter seus próprios desejos e anseios na profissão para que esteja engajado em ajudar os estudantes que estão com ele.



Textos citados neste artigo

ARAÚJO, Ulisses F. Projeto de Vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação, (2020). Censo da Educação Superior 2019: divulgação dos resultados. Brasília: MEC, 2020.



 
 
 

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