Você saiu da imitação para a sua identidade?
- Juliana dos Santos

- 4 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Todos nós aprendemos a ser professores/as a partir da imitação de práticas de algum técnico que nos encantou e nos fez querer “ser igual a ele”. Nossa forma de lidar com os alunos, de preparar as aulas, as avaliações teve uma espécie de modelo que criamos para o início da nossa trajetória.
Mas caminhamos e nesse caminhar começamos a viver as nossas experiências, os desafios, os riscos, as mudanças e isso foi trazendo outras necessidades para o nosso fazer profissional. As modificações da sociedade, os avanços dos estudos pedagógicos e da neurociência, o impacto da tecnologia na forma de aprender são fatores que impulsionam a nossa atualização e revisão de algumas práticas.
Nesse momento, então, passamos a mobilizar nossos saberes e articular com as inovações que a educação vem experimentando. E elas são necessárias.
Altet (2001, p. 26) define que
ensinar é fazer aprender e, sem a sua finalidade de aprendizagem, o ensino não existe. Porém, este “fazer aprender” se dá pela comunicação e pela aplicação; o professor é um profissional de aprendizagem, de gestão de condições de aprendizagem e de regulação interativa em sala de aula.
A autora concentra sua orientação nos processos de aprendizagem, inclusive caracterizando o professor como “profissional de aprendizagem”, ou seja, centrado nas necessidades do aluno, em suas múltiplas inteligências, nos estilos de aprendizagem.
Aprendizagem envolve, agora, as situações físicas e digitais para as quais o professor deve ter domínio de metodologias que garantam efetividade, significado, presença, engajamento e resultados.
Talvez, os modelos que assimilamos e seguimos já não caibam mais atualmente, uma vez que a sociedade é outra e os aprendizes requerem de nós novas competências para a profissionalização docente. É preciso refletirmos sobre a prática no modelo de autoavaliação para entendermos quais mudanças precisamos fazer na construção constante da nossa identidade para sermos gestores da aprendizagem.
Vamos falar sobre isso???
Texto citado neste artigo:
ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.







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