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Você saiu da imitação para a sua identidade?

Todos nós aprendemos a ser professores/as a partir da imitação de práticas de algum técnico que nos encantou e nos fez querer “ser igual a ele”. Nossa forma de lidar com os alunos, de preparar as aulas, as avaliações teve uma espécie de modelo que criamos para o início da nossa trajetória.


Mas caminhamos e nesse caminhar começamos a viver as nossas experiências, os desafios, os riscos, as mudanças e isso foi trazendo outras necessidades para o nosso fazer profissional. As modificações da sociedade, os avanços dos estudos pedagógicos e da neurociência, o impacto da tecnologia na forma de aprender são fatores que impulsionam a nossa atualização e revisão de algumas práticas.


Nesse momento, então, passamos a mobilizar nossos saberes e articular com as inovações que a educação vem experimentando. E elas são necessárias.


Altet (2001, p. 26) define que


ensinar é fazer aprender e, sem a sua finalidade de aprendizagem, o ensino não existe. Porém, este “fazer aprender” se dá pela comunicação e pela aplicação; o professor é um profissional de aprendizagem, de gestão de condições de aprendizagem e de regulação interativa em sala de aula.


A autora concentra sua orientação nos processos de aprendizagem, inclusive caracterizando o professor como “profissional de aprendizagem”, ou seja, centrado nas necessidades do aluno, em suas múltiplas inteligências, nos estilos de aprendizagem.


Aprendizagem envolve, agora, as situações físicas e digitais para as quais o professor deve ter domínio de metodologias que garantam efetividade, significado, presença, engajamento e resultados.


Talvez, os modelos que assimilamos e seguimos já não caibam mais atualmente, uma vez que a sociedade é outra e os aprendizes requerem de nós novas competências para a profissionalização docente. É preciso refletirmos sobre a prática no modelo de autoavaliação para entendermos quais mudanças precisamos fazer na construção constante da nossa identidade para sermos gestores da aprendizagem.


Vamos falar sobre isso???




Texto citado neste artigo:

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.


 
 
 

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