https://open.spotify.com/show/4HqVZ7jlN5DKKUp2WFC4xP?si=8LVLpCfLS7-u7GhSJiIRaQ&utm_source=copy-link
top of page

Vida profissional exige coragem

No dia 06/05, é comemorado o dia da coragem. Quando Beatriz me falou dessa data, eu logo imaginei o que poderia postar ou como poderia refletir sobre uma “coisa” tão grande. Demorei alguns dias até esse texto começar a ser escrito.


Como amante das Letras, recorri ao Dicionário Oxford para ver alguns significados de coragem e olhem as acepções:

1.moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez.

2. firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.

3.qualidade de quem tem grandeza de alma, nobreza de caráter, hombridade.

4.determinação no desempenho de uma atividade necessária; zelo, perseverança, tenacidade.


Dentre as definições, fico com duas palavras que sempre foram faróis na minha vida: determinação e perseverança.


Outro dia, conversava com um colega Executivo e ele me perguntou quais as situações da minha vida profissional que exigiram mais coragem. Eu respondi que foi fazer a transição de carreira.

Mudar não é fácil. Mudar perto dos 45 anos não foi fácil. Contudo, se não mudamos, não sabemos as boas experiências e os desafios de nossas atitudes. Não reconhecemos nossas forças e nossas reais dificuldades.

É aí que entra a coragem: ter a determinação para conhecer, fazer, analisar, criar possibilidades. Perseverança para insistir, se planejar, investir em autoconhecimento, fazer conexões com pessoas. Enfim, coragem é se reprogramar para vivermos o que suspeitamos como funciona, mas não temos certeza de como realmente é ou será conosco.


A nossa vida profissional nos exige coragem todos os dias para decidir, desistir, reconectar, prosseguir, avaliar sua carreira e suas escolhas. Embora pareça um clichê, ninguém fará por você o que está no seu papel. Então, faça sua autoavaliação e tenha coragem de ter uma vida profissional que seja a melhor para você no seu momento de vida.


 
 
 

Comentários


bottom of page