Um(a) professor(a) melhor!
- Juliana dos Santos

- 29 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Um amigo me perguntou recentemente o que era necessário para se tornar um professor melhor. Falei alguma coisa talvez superficial e a pergunta não me saiu da cabeça.
E, embora todas as respostas possam parecer incompletas, atrevo-me a falar sobre o assunto.
Um bom profissional-professor estuda sobre aprendizagem. Se sabemos sobre como as pessoas aprendem em diferentes idades, podemos preparar encontros para desenvolver estudantes, para despertar pesquisadores, para mover mentes.
Um bom profissional-professor nunca deixa de estudar. Ele olha para sua sala de aula e reflete sobre o andamento dos processos de aprendizagem. Refletindo, consegue agir para melhoria contínua de quem está ali com ele dividindo a jornada.
Um bom profissional-professor conhece seus alunos. Saber quem está com você é essencial. Se é um curso de curta duração, se é um programa de educação informal ou se estamos falando da educação básica e superior, é preciso investigar sobre seus estudantes, isto é, como aprendem, como se comportam diante de dilemas e conflitos, como agem para resolver problemas, como constroem bases argumentativas. Ou seja, conhecer para dar suporte ao processo de construção e solidificação de conhecimento.
Um bom profissional-professor trabalha com pessoas. Pessoas não são números em uma pauta ou iniciais em uma tela de web-conferência. Dos mais introspectivos aos mais extrovertidos, procuramos conhecer além do rótulo, do silêncio ou das palavras.
Diria eu que um bom profissional-professor está em construção. Assim como um projeto pedagógico é projeto e, por sua natureza, mutável; professor é projeto de vida e, por profissão, em mudança.
E… inconcluso… em construção… estará este texto.







Comentários