https://open.spotify.com/show/4HqVZ7jlN5DKKUp2WFC4xP?si=8LVLpCfLS7-u7GhSJiIRaQ&utm_source=copy-link
top of page

São muitas exigências, mas calma!

Que momento estamos vivendo, hein?!


Construímos nossa história tendo como meta fazer uma faculdade para se destacar. Depois, a faculdade apenas já não bastava e vieram as exigências dos programas de pós-graduação. Quem conseguiu cursou, cursa e pode ter ainda como meta um doutorado ou um pós-doutorado.


Agora, questiona-se o valor dos diplomas e aprecia-se o processo de nano, micro certificações que agregam valor à trilha que cada um personalizou para si.


Mas, papéis com conhecimento específico ou técnico não são suficientes. Então, fazemos cursos em várias áreas para ampliarmos cada vez nosso conhecimento sobre nós mesmos, nossas competências, gerenciamento pessoal e de pessoas. As necessidades deste momento histórico estão impressas em cada post das redes sociais e de processos seletivos de toda natureza. Porém, nem sempre damos conta delas.

Ontem, conversando com uma pessoa que eu nunca vi na vida, ela me disse: alguém pede tantos papéis e comprovações do nosso conhecimento? Será que não somos nós que exigimos comprovar o que somos e sabemos?


Ou seja, parece que precisamos respirar, ter calma, olhar para nossa situação interna e externa para podermos avaliar, de fato, as exigências, necessidades, imposições a que nos submetemos e aos quais somos submetidos/as.


Vez por outra, alguém me consulta sobre como eu faço para manter o ritmo de estudos e atualização. Eu comecei a pensar no quanto eu me exibia para chegar a essa rotina. É ruim? Para mim, não; embora eu também sinta cansaço e desânimo tantas vezes. Contudo, para outras tantas pessoas tem sido motivo de sofrimento e até adoecimento.


Não somos iguais. E nem precisamos ser. Não temos as mesmas necessidades. E precisamos respeitar isso. A diversidade também está nos comportamentos. E tudo bem.

Talvez, nesta segunda-feira pós carnaval em que o ano “começa”, seja tempo de começo para você, leitor/a. Respire e tenha um começo consciente das suas fragilidades e potencialidades. Potencialize suas forças mesmo. Reserve tempo para cuidar de suas fragilidades. Faça no seu tempo, mas com empenho.


Espaço e tempo têm passado por reconfiguração e você precisa se entender para dar o seu start possível.


 
 
 

Comentários


bottom of page