https://open.spotify.com/show/4HqVZ7jlN5DKKUp2WFC4xP?si=8LVLpCfLS7-u7GhSJiIRaQ&utm_source=copy-link
top of page

Protagonismo. Do que estamos falando?

Autorregulação. Agilidade. Motivação. Responsabilidade. Gestão do tempo. Resolução de problemas. Esses são resultados dos processos de aprendizagem em que há protagonismo dos participantes.


Um fato: a escolarização tradicional centrou o foco no professor que tinha, inclusive, um tablado para falar em uma perspetiva mais alta do que as outras pessoas que estivessem nas salas de aula.


Uma evidência: a conhecida pirâmide de William Glasser afirma que a aprendizagem ativa acontece quando uns ensinam os outros, quando há práticas e quando há conversas, debates, discussão de temas.


Uma urgência: a aprendizagem precisa gerar significado, troca de conhecimento, aplicação em contextos reais e experiências para se guardar na memória.


Algumas necessidades:

(I) planejar para facilitar o aprender a aprender;

(II) construir diagnósticos para entender a condição dos grupos;

(III) selecionar estratégias ativas para engajar pessoas;

(IV) mediar as jornadas de conhecimento;

(V) inserir novidades que instiguem investigações;

(IV) dar feedbacks que instruam, de fato, os participantes.


A educação requer mudança de mindset de envolvidos, tanto em contextos escolares como não-escolares.


Não dá para ministrar um curso inteiro de química sem fazer experiência em um laboratório e produzir um produto de higiene pessoal.


Da mesma forma, não dá para ministrar um curso de design thinking sem simular a solução de um problema real.


Alunos de educação básica e superior. Professores de educação formal. Famílias. Colaboradores das organizações. Instrutores de treinamento e desenvolvimento. Líderes de área e T & D. Todos precisam entender que as exposições têm seu lugar, mas muitas vezes funcionam mais como informação do que como formação.


Você pode entender mais sobre esse tema no curso: Planejamento e atitude: mude seu planejamento.


Forme essa rede de troca de conhecimento conosco.



 
 
 

Comentários


bottom of page