Protagonismo. Do que estamos falando?
- Juliana dos Santos

- 9 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Autorregulação. Agilidade. Motivação. Responsabilidade. Gestão do tempo. Resolução de problemas. Esses são resultados dos processos de aprendizagem em que há protagonismo dos participantes.
Um fato: a escolarização tradicional centrou o foco no professor que tinha, inclusive, um tablado para falar em uma perspetiva mais alta do que as outras pessoas que estivessem nas salas de aula.
Uma evidência: a conhecida pirâmide de William Glasser afirma que a aprendizagem ativa acontece quando uns ensinam os outros, quando há práticas e quando há conversas, debates, discussão de temas.
Uma urgência: a aprendizagem precisa gerar significado, troca de conhecimento, aplicação em contextos reais e experiências para se guardar na memória.
Algumas necessidades:
(I) planejar para facilitar o aprender a aprender;
(II) construir diagnósticos para entender a condição dos grupos;
(III) selecionar estratégias ativas para engajar pessoas;
(IV) mediar as jornadas de conhecimento;
(V) inserir novidades que instiguem investigações;
(IV) dar feedbacks que instruam, de fato, os participantes.
A educação requer mudança de mindset de envolvidos, tanto em contextos escolares como não-escolares.
Não dá para ministrar um curso inteiro de química sem fazer experiência em um laboratório e produzir um produto de higiene pessoal.
Da mesma forma, não dá para ministrar um curso de design thinking sem simular a solução de um problema real.
Alunos de educação básica e superior. Professores de educação formal. Famílias. Colaboradores das organizações. Instrutores de treinamento e desenvolvimento. Líderes de área e T & D. Todos precisam entender que as exposições têm seu lugar, mas muitas vezes funcionam mais como informação do que como formação.
Você pode entender mais sobre esse tema no curso: Planejamento e atitude: mude seu planejamento.
Forme essa rede de troca de conhecimento conosco.
#consultoriaeducacional #competencias #desenvolvimentodepessoas #protagonismo #atitude #aprendizagem #lifelonglearning #formacaodeprofessores #formacaodegestoreseducacionais #aprenderon







Comentários