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PROCESSO SELETIVO BASEADO NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Se o professor precisa ser um mediador e ter as práticas ativas no DNA do planejamento, nosso processo seletivo deve ter uma etapa em que isso seja evidenciado.


Muitas instituições que realizam processo seletivo com banca de aptidão didática, ainda utilizam apenas as aulas expositivas para verificar a profundidade e a segurança na transmissão de conteúdos. Mas, há alguns anos eu tenho questionado a limitação desse método e proposto simulações de práticas ativas para que tenhamos condições de avaliar o docente em outras perspectivas.


A escolha de estratégias que favoreçam o alcance dos objetivos é fundamental para a aprendizagem e isso, é claro, tendo o aluno como protagonista.


Como poderíamos fazer isso? Há sempre a escolha de um tema pelos avaliadores. Dentro desse tema, podemos solicitar:

1 - a descrição de plano de aula, evidenciando a estratégia mais adequada para os alunos;


2 - a construção dos objetivos de aprendizagem ou já listar para o candidato;


3 - as âncoras de condução para atingir o objetivo da aula ou da sequência didática;


4 - a simulação com os componentes da banca de um recorte dessa aula;


5 - as formas de feedback para esse tipo de aula;


6 - o instrumento e critérios de avaliação.


É sempre interessante avaliar como o candidato se porta diante de uma escolha. Caso opte pela sala de aula invertida, por exemplo, é essencial que tenha outras estratégias para o momento presencial ou síncrono. Embora pareça uma inovação, muitos professores dizem usar sala de aula invertida, mas no encontro com os alunos retomam práticas expositivas, invalidando ou considerando muito pouco o trabalho feito em casa pelo aluno. Ou seja, na prática, não há entendimento do que é a inversão da aula e nem mesmo de que há a necessidade de complementaridade de um método com outro.


É assim que notamos se as estratégias ativas estão ou não entendidas pelo candidato.


Vamos conversar sobre isso?



Indicação de leitura:


LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemann, 2011.

SILVA, Alexandre José de Carvalho. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: UFLA, 2020.


 
 
 

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