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Necessidade de planejamento estratégico nas escolas.

Tenho circulado pelas escolas de educação básica e procurado saber sobre o planejamento estratégico. Algumas vezes, ouço que as reuniões de sócios ou mantenedores são quase que um momento de prestação de contas, outras os sucessores dizem que suas empresas nunca fizeram um planejamento estratégico com metas bem definidas a serem alcançadas. Contudo, há uma parcela das instituições que já entendeu a importância de um planejamento para estabelecimento, (re)posicionamento ou mudança das empresas.


Com a entrada da cultura digital, o momento pós-pandêmico e a implantação no novo Ensino Médio a partir da BNCC, é necessário um olhar ainda mais estratégico para o posicionamento das instituições de ensino. Além disso, a movimentação de alunos por questões como as perdas financeiras exigem estratégias para tomada de decisão, a fim de captar, fidelizar e criar identidade dos alunos com as escolas.


Piva Jr (2013, p. 100) afirma que


pode-se assegurar que o planejamento - principalmente aquele estratégico, desenvolvido pela direção da instituição - busca definir mais claramente para toda a instituição onde ela está, aonde ela pretende chegar e como ela deve atingir os objetivos e metas estabelecidas, sendo que o item como deve ser definido à luz das reais possibilidades da instituição de criar ou mobilizar recursos financeiros, tecnológicos e humanos para executar, por exemplo, expansões, diversificações e criação de produtos e/ou serviços (grifo do autor).


As escolas apresentam muitas particularidades e não podem perder o foco de garantir a aprendizagem e dar condições aos estudantes de exercerem cidadania e se preparem para atuarem de modo responsável em sociedade. Por isso, o como, no planejamento estratégico, é muitíssimo importante, já que requer um diagnóstico da instituição e as condições que ela apresenta para alcançar os objetivos e atingir todas as metas estabelecidas no planejamento estratégico.


Muitos gestores educacionais têm como formação inicial as licenciaturas e foram construindo suas carreiras a partir da experiência em sala de aula. Quando exercem funções de gestão, precisam se profissionalizar, mesmo que com noções básicas, em campos administrativos, financeiros, marketing, gestão de pessoas. Não podemos perder de vista que escolas são empresas e precisam se estruturar cada vez mais para consolidação, perpetuação e mudanças de acordo com momento histórico e necessidades da comunidade escolar.


Indicação de leitura:

PIVA JR, Dilermano. Sala de aula digital: uma introdução à cultura digital para educadores. São Paulo: Saraiva, 2013.


 
 
 

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