Gestão do Conhecimento é Gestão de Pessoas
- Juliana dos Santos

- 20 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
No momento em que vivemos, as organizações não podem mais ouvir: “isso só fulano/a sabe”, “esse processo é de fulano/a”, “a gente não recebeu treinamento e agora estão nos cobrando”.
Empresas são feitas por pessoas, e elas vêm e vão. Por isso, é preciso fazer a gestão do conhecimento, uma vez que a informação é o maior patrimônio das empresas. A tomada de decisão importante e estratégica passa pelo repertório de conhecimento das organizações.
Integrar as informações e organizá-las é primordial para as organizações em seu processo de competitividade, já que passa pela descentralização e gera disseminação entre pessoas, equipes e setores que precisam fazer a empresa acontecer e se despontar cada vez mais no mercado.
A disseminação de conhecimento favorece, também, o desenvolvimento de competências e precisa ser realizada de forma sistemática e muito intencional para atingir os resultados esperados. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico interno para verificar como as pessoas aprendem, quais metodologias engajam mais, que tipo de avaliação vai ser eficiente para saber se os objetivos de aprendizagem foram atingidos.
Gerir conhecimento é gerir pessoas. Para aprender, é necessário que haja programas que atendam às demandas das pessoas para que as demandas das instituições sejam supridas. Não basta apenas fazer ações pontuais de treinamento, pois é um trabalho contínuo de assimilação, reforço, aprimoramento para gerar aplicação e crescimento.
A formação de pessoas passa pela criação de programas com definição da arquitetura de aprendizagem. Vamos falar sobre isso?
Indicação de leitura:
ALMEIDA, Alivinio [et al]. Inovação e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2016.







Comentários