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Gaps. Sua instituição sabe onde eles estão?

Há um espaço entre o que deveria ser e o que é. É nesse gap que devemos atuar para trazer resultados.


Muitas vezes, os gaps são causados por questões relacionadas a(o): desconhecimento dos objetivos estratégicos, desmotivação dos times, lacunas na distribuição do conhecimento, falta de informação, processos e fluxos imprecisos.


Para resolver essas questões, são necessários desenhos de aprendizagem que desenvolvam pessoas e tragam resultados pessoais e institucionais mais satisfatórios.


Pessoas não aprendem da mesma forma e nem ao mesmo tempo. Por isso, é tão importante entender o estilo de aprendizagem, diversificar metodologias, levar ao entendimento de suas necessidades, personalizar e acompanhar processos que facilitem o desenvolvimento das pessoas.


Mesmo na aprendizagem de adultos que gostam de autodirigir sua aprendizagem, quando detectamos que um dos gaps é a desmotivação dos times, trabalhar em pares ou em pequenos grupos pode ser uma boa estratégia. Em alguns casos, mentorias e tutorias são imprescindíveis para impulsionar um profissional. Se na mentoria, o foco é apoiar o direcionamento de carreira e os desafios constantes. Na tutoria, há alguém que dá suporte à aprendizagem.

Já não falamos em Conhecimento, Habilidades e Atitudes - CHA. Avançamos para CHAVE - que acrescenta Valores e Experiências. Para o CHA, podemos contar com tutores que orientem os colegas em suas trilhas e os mantenham motivados. Primeiro para aprendizagem pessoal, uma vez que levamos para nossa carreira. Segundo, para o compromisso com as diretrizes da instituição. Já que tudo que aprendemos levamos conosco e nos forja.


A transmissão de Valores pode ser realizada por mentores da própria organização que trará suas experiências internas e externas para formação de seus colegas, favorecendo, também, a potencialização de sua vida pessoal e profissional.


Quando pensamos em Experiências, é preciso garantir memórias, impacto, aplicação, personalização. Experiências asseguram engajamento e podem ajudar a reter o colaborador na organização.


Saber a causa dos gaps, fazer intervenções e recomendar direcionamentos e melhorias é ato contínuo quando lidamos com pessoas que sempre vão demonstrar necessidades distintas e precisam sempre aprender para avançar. Aprender com alguém que nos valoriza e quer colaborar com empatia é uma ótima solução.



 
 
 

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