Família e escola: integração para hoje
- Juliana dos Santos

- 6 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Toda semana, tenho conversado na rádio CBN Vitória sobre a relação escola e família. Muitas são as concordâncias, dúvidas, as divergências, ou seja, nossas colocações e opiniões vão sendo expostas com um único objetivo: possibilitar a melhoria da aprendizagem.
A família, com a pandemia, enxergou a dimensão do trabalho das escolas, dos professores, a necessidade de acompanhamento dos filhos, as mudanças na educação para novos modelos. Enfim, essa reaproximação aconteceu em uma perspectiva de somar esforços para formar pessoas.
A educação é feita em parceria.
A família, de todas as classes sociais, desenha um projeto de educação para os filhos. Muitas vezes, um(a) responsável nem teve acesso à educação formal, mas sabe da importância dos estudos e escolhe escolas que possam promover seus filhos, netos, sobrinhos.
A escola coordena o Projeto Político Pedagógico (PPP) com objetivos e metas. Para isso, conta com a comunidade, pais, alunos, professores, todos atores que devem refletir e agir para formação cidadã, isto é, para sujeitos que promovam um mundo melhor.
Capacidades, habilidades, competências, projeto de vida. Estamos em tempos de integrar para pensar as novas concepções de educação e, principalmente, na educação de um futuro que é hoje.







Comentários