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Cuidado! É disso que o professor precisa!

Temos discutido sobre os desafios do professor, os temas que precisam ser trabalhados na formação contínua sempre na perspectiva de dar condições de trabalho ao profissional.


As visitas às escolas, as escutas sobre as demandas e os muitos cafés com os gestores têm sido marcados por uma questão premente que é a necessidade de acolher o professor. Estar junto. Exercer a competência da empatia para amparar os colegas que estão em um momentos diferentes na sua profissão e, muitas vezes, sendo bombardeados pelas mudanças na educação e a nova configuração da sala de aula.


É nesse momento que, além de conteúdos pedagógicos, a formação deve ser lugar de reflexão sobre a carreira profissional e as metas que cada um precisa estabelecer, a atenção sobre a manutenção dessa carreira e a importância de seu plano de atualização.


Estando juntos e em um ambiente mediado por profissional especializado, os colegas podem se fortalecer, discutir sobre suas ambições e angústias, falar sobre suas motivações e frustrações na carreira, socializar estratégias para conciliar a vida pessoal e profissional, enfim podem se sentir amparados pela instituição e pelos pares.

É preciso trazer para as escolas a preocupação com os colaboradores, porque escolas são empresas que precisam tratar seu quadro de pessoal. Neste momento, discutir qualidade de vida e trabalho é fundamental para apoiar docentes em dias tão desafiantes.


Costa e Ronchi (2021) afirmam que “A qualidade de vida pode ser conceituada como a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, na ótica pertinente às dimensões culturais e sociais”.


O bem-estar físico, mental, emocional e profissional deve ser uma meta para qualquer gestor que trabalha com e para pessoas. Escolas são ambientes compostos por muitas pessoas e elas são importantes, precisam ser valorizadas e acolhidas em toda perspectiva. Os resultados dessas ações são revertidos em melhor exercício do trabalho, senso de pertencimento, ambiente de respeito e leveza para condução de suas rotinas.


Texto citado neste artigo:

COSTA, João Gabriel Garcez; RONCHI, Carlos Cézar. Qualidade de vida e trabalho: uma análise da percepção dos professores de uma instituição pública de ensino. Disponível em https://www.ijlesjournal.org/2022/volume-5%20issue-1/ijles-v5i1p101.pdf, publicado em FEV/21, acesso em JUN/22.


 
 
 

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