https://open.spotify.com/show/4HqVZ7jlN5DKKUp2WFC4xP?si=8LVLpCfLS7-u7GhSJiIRaQ&utm_source=copy-link
top of page

Como criar um objetivo de aprendizagem?

Tenho ouvido quase diariamente essa pergunta e resolvi escrever um pouco sobre o tema.


Os objetivos são a base para qualquer trabalho de aprendizagem, seja em espaços escolares seja em não-escolares. É necessário ter um norte do que o aprendiz precisa alcançar ao longo de seu processo. Para isso, empregamos a Taxonomia de Bloom, cujos verbos descrevem as habilidades por níveis de aprendizagem.


Cunha (2020, p. 24) afirma que:


Os objetivos de aprendizagem devem ser definições claras e estruturadas com foco na aquisição de conhecimento e de competências adequadas ao perfil do aluno ou do profissional que se quer formar ou treinar.



É por isso que devemos considerar as competências, habilidades, conteúdos e contexto de aplicação para que tanto o professor como o aprendiz tenham claras as intenções nas atividades diárias.


Geralmente, os professores pensam primeiro nos conteúdos para depois inserir as habilidades requeridas no currículo. Mas o processo deve ser o oposto. Ou seja, primeiro verificamos as habilidades para depois selecionarmos quais conteúdos são mais adequados, visando à garantia da aquisição dessa habilidade.

Vamos a um exemplo prático.


Na área de linguagens, para a competência 4, há a seguinte habilidade:


(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.


Para esse desenvolvimento, podemos trabalhar com a habilidade de comparar com o conteúdo de formação de palavras e em estabelecimentos comerciais. Assim, traremos um fenômeno sócio-histórico que é o uso do sufixo -aria para estabelecimentos que vendem produtos gourmetizados.


Nosso foco seria a reflexão sobre o uso de nome hamburgueria em comparação ao nome lanchonete. Nos dois estabelecimentos, vende-se hamburger. Na lanchonete, há um produto com ingredientes com custo menor. Já na hamburgueria, o preço de um produto é mais alto, até porque usam-se mais ingredientes artesanais.


Então, hamburgueria, chocolateria, neste momento histórico, representam esse tipo de comércio e o estudante precisa fazer essas análises de como a linguagem muda, se adapta, é dinâmica, a partir de usos impostos. Para o aprendiz, não é tão automático esse pensamento, essa análise e como isso se torna um argumento de marketing, de venda.


Observem que, para que fosse possível, existe um objetivo que exige a habilidade de comparar.


No planejamento de aula, seguiríamos os seguintes passos:

  • Observar o que direciona a Base Nacional Comum Curricular;

  • Analisar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), os objetivos do currículo da série;

  • Elencar conteúdos para atingir a objetivo indicado pela Base;

  • Escrever o seguinte objetivo: Comparar / o uso das palavras e seu processo de formação que determinam sentidos distintos / de acordo com a função social e econômica em estabelecimentos comerciais.


Na escrita do objetivo final no plano de aula, há:

  • Habilidade - comparar;

  • Conteúdo - uso das palavras e o processo de formação com seus sentidos;

  • Contexto - função social e econômica em estabelecimentos comerciais.


Cunha (2020, p. 24) acrescenta que


Os objetivos de aprendizagem direcionam o processo de ensino na escolha de estratégias, métodos, delimitação do conteúdo e de processos de avaliação, de modo específico e adequado.


É a habilidade que rege o objetivo e é a partir dela que determinamos: estratégia, métodos, conteúdos e avaliação.


A construção do objetivo requer momentos de planejamento com seleções intencionais para formação crítica do estudante. Não basta mais termos domínio dos conteúdos específicos da nossa área, isto é, sermos especialistas, mestres ou doutores em linguística, por exemplo, se não atrelamos saberes pedagógicos para o ensino.


Traçar objetivos de aprendizagem envolve um olhar amplo sobre educação, passando pelo nosso compromisso de como entregamos os indivíduos para a sociedade.



Texto citado: CUNHA, Mariana Lucas da Rocha. Objetivos de aprendizagem: determinantes no processo de ensino e aprendizagem. CHING,Hong Yuh; GROSS,Amanda; VASCONCELOS, Ligia. [et al.] In: Gestão da aprendizagem: casos práticos. São Paulo: Atlas, 2020.


 
 
 

Comentários


bottom of page