https://open.spotify.com/show/4HqVZ7jlN5DKKUp2WFC4xP?si=8LVLpCfLS7-u7GhSJiIRaQ&utm_source=copy-link
top of page

Como estão os processos seletivos para professor(a)?

Essa experiência de visitar um material várias vezes nos oferece, realmente, muitas possibilidades de aprendizagem.


Li, do livro “Gestão da Aprendizagem” (Ching, 2020), o capítulo sobre objetivos de aprendizagem para confirmar um conceito. Naquele momento, foi muito esclarecedor e consegui o que queria.


Retomando hoje o texto, algumas inquietações voltaram à mente, dentre elas a seguinte questão: os processos seletivos das instituições de ensino são realizados com base em suas propostas pedagógicas?

Os professores são contratados, geralmente, por seu domínio do conhecimento específico e nem sempre por:

  • domínio da taxonomia de Bloom (ou outras) para composição de planejamento;

  • habilidade no emprego de tecnologias educacionais;

  • habilidade em curadoria de conteúdos;

  • uso e domínio de metodologias ativas;

  • processos avaliativos diversificados e para além das provas tradicionais;

  • formas de dar/receber feedback aos envolvidos no processo de aprendizagem.


Por isso, é preciso que as instituições entendam que poderão contratar colaboradores sem as competências docentes necessárias para desenvolvimento dos projetos pedagógicos de suas instituições, caso não revisem seus processos seletivos.


É necessário pensar em:

  • As instituições têm traçados os perfis de atuação docente e competências necessárias para atingir seus projetos pedagógicos?;

  • Os processos seletivos atendem aos critérios para atingir o perfil docente requerido?.


Em um momento de educação disruptiva, os profissionais não são contratados(as) apenas para o desenvolvimento de conteúdo conceitual. São necessários outros saberes docentes para composição do planejamento, reflexão sobre a prática e ações de melhoria das aulas, objetivando sempre a aprendizagem significativa dos aprendizes. Portanto, é imprescindível um olhar mais amplo na seleção de profissionais para composição de grupos de professores.


 
 
 

Comentários


bottom of page