Aprendizagem: organizar para apurar resultados
- Juliana dos Santos

- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Tenho estado com algumas empresas e visto que elas investem bastante em treinamento, desenvolvimento e buscam que seus colaboradores estejam sempre aprendendo. Contudo, parece que ora falta a organização interna para os processos, ora é acompanhamento de evolução dos aprendizes, ora os resultados finais do que é implantado não estão claros para a gestão.
Todo conhecimento que circula nas instituições devem munir os colaboradores para agir com criatividade, inovar na resolução de problemas e gerar resultados que atendam ao planejamento estratégico da empresa.
Para isso, a gestão do conhecimento deve levar em conta o estabelecimento de:
objetivos de aprendizagem;
estilos de aprendizagem dos colaboradores;
trilhas personalizadas de acordo com necessidades dos grupos;
objetos educacionais que engajem os participantes;
contribuição dos participantes para inserção de seus conhecimentos nas trilhas;
avaliação contínua do progresso;
compartilhamento dos saberes.
Almeida (2016, p. 55) esclarece que
Competências e conhecimentos sozinhos e isolados não são capazes de sustentar empresas de sucesso diante do mercado mutável e competitivo. Torna-se vital o compartilhamento desse importante ativo da empresa, de forma que se torne efetivamente um patrimônio intelectual e, principalmente, um fomentador de projetos e de estratégias de ação.
Para que o aprendiz se sinta parte do processo, é preciso que seja protagonista, que atue colaborando com seus conhecimentos e aprenda com a partilha de seus pares e agentes externos.
É nesse momento que, para compor junto com as equipes de treinamento e desenvolvimento, se insere a assessoria pedagógica que empreende no processo de forma parceira, uma vez que entende de necessidades, processos, avaliação de aprendizagem.
Em tempos de trabalhos colaborativos, a junção de equipes traz sempre resultados ainda melhores para empresas que se preocupam com a evolução das pessoas e de suas carreiras para que alcancem seus sonhos. Estando realizadas, realizam de forma mais satisfatórias suas atribuições, agregando valor e trazendo resultados.
Texto citado neste artigo
ALMEIDA, Alivinio de. Inovação e gestão de conhecimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.







Comentários