Adaptabilidade e aprendizagem para sair do operacional para o estratégico
- Juliana dos Santos

- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Que o mundo está em constante transformação todos nós sabemos. Até porque vivemos a experiência de termos que nos adaptar rapidamente às mudanças. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Se as novas gerações usam qualquer novo aplicativo, novos controles, novos botões; alguns adultos precisam entender melhor o funcionamento para irem se adaptando às novidades. Mas a questão vai além disso, porque envolve as formas de trabalho, de comunicação, de busca de conhecimento que requerem disposição para aprender a estar no mundo de outra forma.
Para isso, a quebra de resistência é fundamental para encarar as imposições da cultura digital, por exemplo, e ter flexibilidade de pensamento para entender que carreiras podem mudar a cada cinco anos (ou menos), que as ferramentas de trabalho mudaram, que as estratégias para resolver um problema são outras e a aprendizagem constante é um fato.
Schlochauer (2021, p. 54), apresentando pesquisas sobre a capacidade de aprendizagem de adultos, afirma que “Um adulto demonstra habilidade adaptativa utilizando sua experiência anterior como uma alavanca para a solução de problemas complexos”.
Muitas vezes, a tecnologia é a ferramenta para a resolução de um problema e é por isso que vamos nos adaptar ao que ela pode nos trazer de ganho de tempo e de cruzamento de dados. Isso nos garante melhores condições de tomada de decisão, pois a análise estratégica fica a cargo dos humanos.
Esse é um grande ponto: ter solidez para aprender a avaliar contextos e sair do operacional e agir estrategicamente.
Toda a transformação a que estamos imersos requer tomada de consciência para ações que trabalhem o presente, pensando em um futuro com aquilo que nem sabemos ainda, mas que vai existir e que precisamos de flexibilidade para nos adaptar.
Texto citado neste artigo:
SCHLOCHAUER, Conrado. Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo: aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças. São Paulo: Editora Gente, 2021.







Comentários