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3 Categorias na Estrutura de Formação de Professores

Sabemos que são muitas as necessidades que envolvem o entorno da sala de aula e a sua gestão. Com tantas mudanças culturais e os impactos da tecnologia, é preciso avaliar seu grupo de professores antes de planejar os momentos de formação. Assim, indicamos a separação em três momentos da condição do professor.


1 - O que trabalhar com professores novos na instituição?


As escolas devem fazer a integração dos professores considerando sua cultura, seus fluxos e sua forma de conduta com a comunidade escolar. Embora isso seja talvez muito evidente, muitos de nós gestores por vezes negligenciamos a relevância dessa integração, o reforço que precisa ser feito e acompanhamento do docente. Por isso, relembramos alguns itens que são essenciais para o trabalho com os novos colegas na instituição, que são:


(I) ideário e posicionamento da escola;

(II) fluxos e processos do entorno da sala de aula;

(III) vigilância às normas da escola;

(IV) metodologias diretrizes da instituição;

(V) relação com os pais.


2 - O que trabalhar com professores novos na profissão?


Os colegas novos na profissão encontram muitos desafios, uma vez que estão descobrindo, de fato, o mundo que é a sala de aula. Nossos programas de estágio parecem muito superficiais e não dão conta de tantas especificidades da sala de aula. Seguem, então, algumas indicações para apoio à formação dos iniciantes.


(I) criação e não cópia de plano de curso/ensino/aula;

(II) organização e planejamento do trabalho escolar;

(III) gestão do tempo para seu planejamento de aula e seleção de metodologias e materiais;

(IV) diversificação de metodologias para aprendizagem;

(V) produção de avaliações de aprendizagem.


3 - O que trabalhar com professores com mais “tempo de casa”?


Deixar o professor acomodado pode ser o grande equívoco da gestão. A escola, como organismo vivo e em constante transformação, precisa investir na profissionalização de seu quadro docente de modo a provocar constante atualização e desenvolver esses profissionais, atrelando o ideário da escola e a práxis pedagógica. Elenco algumas formas de condução da formação.


(I) oficinas de boas práticas com evidências de resultado de aprendizagem;

(II) estudo de caso sobre indisciplina e desmotivação dos alunos e formas de reversão do quadro;

(III) reflexão e ação sobre diversidade, impactos e acolhimento na sala de aula;

(IV) adesão de tecnologias em todo planejamento e resultados de aprendizagem;

(V) modelos híbridos na educação como forma de adaptação da aprendizagem.


A experiência na formação de professores, bem como a atualização da equipe gestora garante avanços para a escola, já que todos estão se profissionalizando com foco no desenvolvimento dos alunos.



Indicação de leitura:


LIMA, L.H. F.; MOURA, F. R. O professor no ensino híbrido. IN: BACICH, Lilian, TANZI NETO, Adolfo, TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemann, 2011.

SILVA, Alexandre José de Carvalho. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: UFLA, 2020.

TORI, Romero. Educação sem distância: mídias e tecnologias na educação a distância, no ensino híbrido e na sala de aula. 3. ed. ampliada São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


 
 
 

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