10 GRANDES TEMAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE… E SEU DESENVOLVIMENTO
- Juliana dos Santos

- 13 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Depois de apontarmos 5 desafios para os docentes, me perguntaram quais seriam, então, os 10 temas que eu considerava mais urgentes para uma formação continuada de professores.
Eu listei o que considero essencial e uma amiga complementou: “como seria definido o acompanhamento dessa construção durante o processo”?
Atrevo-me a trazer a lista e uma maneira de acompanhar se houve ou não efetividade de aprendizagem por esse docente em formação.
Muito mais que números e palavras enfileiradas estão concepções de escola, ideário, metodologias, conhecimentos sobre os estudantes e, por isso, a transcrevo:
1- Entender do ideário da Instituição e seu posicionamento estratégico e político-pedagógico;
2 - Entender a pressupostos pedagógicos da Instituição: Tradicional, Confessional, Construtivista, Sociointeracionista;
3 - Compreender as múltiplas inteligências de Gardner e o impacto no planejamento;
4 - Compreender os estilos de aprendizagem de Kolb e o impacto no planejamento;
5 - Compreender os domínios e níveis de aprendizagem da Taxionomia de Bloom, bem como sua revisão para trabalhar com competências e habilidades de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais;
6 - Compreender que as competências socioemocionais são parte constituintes da aprendizagem do estudante;
7 - Compreender as bases da neurociência, inclusão, diversidade, múltiplas competências, planejamento reverso, educação 5.0 como novos processos de aprendizagem.
8 - Imergir na cultura digital a fim de abarcá-la no planejamento pedagógico;
9 - Compreender a essencialidade do protagonismo e de metodologias ativas para a aprendizagem no século XXI;
10 - Compreender os métodos de avaliação processuais, bem como a construção de rubricas.
E como desenvolver, operacionalizar esse processo???
1 - Dividir os temas em conteúdos no formato híbrido (eu já tenho a instância para hospedar);
2 - Acompanhar os professores em formação e, via plataforma, lembrá-los das atividades online a serem estudadas;
3 - Formular as rubricas de acompanhamento desse docente em suas etapas online e presencial;
4 - Avaliar o professor com entregas a serem realizadas, tais como: oficinas, pitch, estudo de caso;
5 - Analisar resultados das turmas do professor em formação;
6 - Entregar ao gestor, ao final do programa, resultados da formação com características individuais e grupos de aproximação de aproveitamento para novos momentos de formação.
A complexidade da construção, execução e acompanhamento de um programa como esse de formação requer, muitas vezes, a assessoria de uma equipe externa para que os resultados sejam muito mais efetivos, uma vez que os gestores são absorvidos pelas demandas cotidianas da escola.
Esse é o propósito da Aprender-on: gerar resultados estratégicos para seus clientes.
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