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10 GRANDES TEMAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE… E SEU DESENVOLVIMENTO

Depois de apontarmos 5 desafios para os docentes, me perguntaram quais seriam, então, os 10 temas que eu considerava mais urgentes para uma formação continuada de professores.


Eu listei o que considero essencial e uma amiga complementou: “como seria definido o acompanhamento dessa construção durante o processo”?


Atrevo-me a trazer a lista e uma maneira de acompanhar se houve ou não efetividade de aprendizagem por esse docente em formação.


Muito mais que números e palavras enfileiradas estão concepções de escola, ideário, metodologias, conhecimentos sobre os estudantes e, por isso, a transcrevo:


1- Entender do ideário da Instituição e seu posicionamento estratégico e político-pedagógico;


2 - Entender a pressupostos pedagógicos da Instituição: Tradicional, Confessional, Construtivista, Sociointeracionista;


3 - Compreender as múltiplas inteligências de Gardner e o impacto no planejamento;


4 - Compreender os estilos de aprendizagem de Kolb e o impacto no planejamento;


5 - Compreender os domínios e níveis de aprendizagem da Taxionomia de Bloom, bem como sua revisão para trabalhar com competências e habilidades de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais;


6 - Compreender que as competências socioemocionais são parte constituintes da aprendizagem do estudante;


7 - Compreender as bases da neurociência, inclusão, diversidade, múltiplas competências, planejamento reverso, educação 5.0 como novos processos de aprendizagem.


8 - Imergir na cultura digital a fim de abarcá-la no planejamento pedagógico;


9 - Compreender a essencialidade do protagonismo e de metodologias ativas para a aprendizagem no século XXI;


10 - Compreender os métodos de avaliação processuais, bem como a construção de rubricas.


E como desenvolver, operacionalizar esse processo???


1 - Dividir os temas em conteúdos no formato híbrido (eu já tenho a instância para hospedar);


2 - Acompanhar os professores em formação e, via plataforma, lembrá-los das atividades online a serem estudadas;


3 - Formular as rubricas de acompanhamento desse docente em suas etapas online e presencial;


4 - Avaliar o professor com entregas a serem realizadas, tais como: oficinas, pitch, estudo de caso;


5 - Analisar resultados das turmas do professor em formação;


6 - Entregar ao gestor, ao final do programa, resultados da formação com características individuais e grupos de aproximação de aproveitamento para novos momentos de formação.


A complexidade da construção, execução e acompanhamento de um programa como esse de formação requer, muitas vezes, a assessoria de uma equipe externa para que os resultados sejam muito mais efetivos, uma vez que os gestores são absorvidos pelas demandas cotidianas da escola.


Esse é o propósito da Aprender-on: gerar resultados estratégicos para seus clientes.

Conte conosco!


 
 
 

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